#OpiniõesEPitacos: As Mais - Para Rir e se identificar









Título: As Mais
Autor: Patrícia Barboza
Páginas: 193
Ano: 2012
Editora: Verus

Preço Sugerido: 19,90

Fala do quê?

De quatro amigas bem diferentes entre si. 
Temos alguns tipos básicos entre os adolescentes, como a engraçada e a romântica. Depois da sugestão de uma professora, elas decidem narrar como será o último ano do Ensino Fundamental. E fazem isso de maneira alternada, cada uma por parte do ano, seguindo a ordem da sigla que criaram. 


O Título

As Mais, nada mais é que a inicial dessas quatro amigas juntas. 
M de Mari, a desastrada;
A de Aninha, a intelectual; 
I de Ingrid, a romântica;
S de Susana, a esportista. 
Eu gosto do título, é criativo e causa uma curiosidade inicial. Ótima sacada da autora.

 

Um Clássico

É assim que defino primeiramente o livro da Patrícia. "As Mais", pra mim, é um clássico da recém "criada" literatura infantojuvenil brasileira. Por quê? Porque quem nunca teve seu grupinho de amigos na escola e aprontou um monte com eles? 


Delicado

O livro foi escritor com maestria pela Patrícia, o que mostra muita maturidade dela como escritora. Cada personagem tem seu jeito próprio e assim é percebido, conforme a mudança de capítulos. Acredito que isso não tenha sido fácil, mas ficou bem feito no final. Tudo é narrado com delicadeza e sensibilidade, eu realmente enxergo adolescente por trás da narrativa, diferentes de outros livros que a narrativa parece meio forçada. 

Romances

Taí uma coisa que eu não gostei, a quantidade de romances que o livro tem. Nas quatro partes, todas as amigas conseguem alguém e isso sempre fica no primeiro plano. Eu como romântico adorei, mas acho que se a amizade dela fossem priorizadas seria bem mais legal. Os momentos que as amigas viveram juntos e foram inesquecíveis, entende?

Desenho Animado

Não sei o porquê, mas o livro tem um que de desenho animado. Não sei se é pelas ilustrações, ou pelas tramas redondas e engraçadas. O fato é que me lembrou um bom desenho animado. Fica a ideia pra Nickelodeon. rs'

Trabalho Gráfico

Uma coisa que chama logo atenção é o capricho pelo livro. Tudo me parece bem pensando. O fato da capa ser rosa, já que o livro é totalmente voltado ao público feminino, com os detalhes em jeans, marca absoluta dessa nossa geração. A diagramação e as ilustrações bem feitas que aparecem em bons momentos. Achei impecável essa parte. 

Personagens

Mari: Foi eleita a minha favorita entre as quatro (disputou fortemente com a Ingrid). Mari é engraçada, espirituosa e divertida. E tem um carisma especial. 
Aninha: Passou meio despercebida, mesmo ela sendo a leitora do grupo, eu não me identifiquei muito. Mas teve um romance interessante.
Ingrid: Fofa e sonhadora, ela é divertida e não é uma daquelas românticas chatas e patéticas. Tem um senso de realidade bacana.
Susana: Na parte da Susana o que eu mais gostei foi a sua relação com os pais, que foi explorada mais a fundo. O que não aconteceu com as outras. Bacana a trama, mesmo não sendo original, de confrontar os sonhos dos filhos com os sonhos dos pais. 

No Geral

As Mais passa como um livro divertido e marcante. É um livro que toda adolescente deve ler e tenho quase certeza que irá amar. 

A Autora


Patrícia Barboza é carioca, adora música, pizza, chocolate, internet e é viciada em séries de TV. É formada em produção editorial e especializada em literatura infantojuvenil. É palestrante do Projeto Leitura Nota 10, visitando instituições de ensino com o objetivo de dar uma injeção de ânimo aos jovens e incentivá-los a ler.
Para conhecer melhor o trabalho da autora e seus outros livros, visite: www.patriciabarboza.com.

¡Compártelo!

2 comentários:

Patricia Barboza

Oieeee!! Obrigada pela resenha, amei como você fez! Que bom que se identificou com o livro. Você é sempre um fofo comigo, que possamos nos ver mais vezes nos eventos. Beijos enormes.

Leo Antan

Fico muito feliz que tenha gostado do post, que bom que gostou da maneira que eu fiz. Foi o que eu bolei pra sair do óbvio! Você também sempre me trata muito bem e, com certeza, eu aparecerei em mais eventos!! Beijos.

Postar um comentário

Buscar

 

Quem Escreve

Já passaram por aqui:

O que fez sucesso

A Paulicéia Desvairada Copyright © 2011 | Tema diseñado por: compartidisimo | Con la tecnología de: Blogger