#OpiniõesEPitacos: A Bandeja - Uma grata surpresa












Título: A Bandeja - Qual pecado te seduz?
Autor: Lycia Barros
Editora: Atitude (Selo do Grupo Editorial Danprewan)
Páginas: 249
Ano: 2010

FALA DE QUÊ?

Angelina é uma jovem ingênua que cresceu numa típica cristã, aprendeu desde cedo o que é certo ou errado. E quando começa a cursar a faculdade se vê longe de família e sozinha num lugar que pouco conhece. Na universidade, ela conhece um professor que mexe com seus sentimentos. Sozinha e com uma colega de quarto que em nada se nada parece com ela, Angelina se vê pela primeira vez obrigada a tomar decisões mais sérias, que podem mudar a sua vida. 


Surpreendente

Foi uma grata surpresa ler "A Bandeja", era um livro que eu tinha deixado de lado. Comprei achando que era uma coisa e quando vi que o lado religioso seria debatido passei a ver o livro com olhos entediados. Adiei a leitura. Bombagem, pois me surpreendi muito. O livro não era nada do que eu esperava.


proposta

A proposta do livro é válida e bem apresentada. Com uma história bem simples, a trama faz, sem dúvidas, o leitor refletir sobre alguns aspectos da vida. Principalmente, sobre caminho tomar. Sem ser chato ou parecer lição de moral de "tia velha". 



meus julgamentos

Como disse antes, julguei o livro pro sua temática religiosa e me dei mal. Não há nada exagerado, que diz "você tem que ser assim". É um romance simples onde a autora quis ir aos poucos introduzindo suas ideias e percepções. O jeito como este assunto é retratado é real e sem fanatismo exagerado. É uma visão muito realista sobre os ensinamentos divinos, o que me deixou muito feliz.

história

A história em si é clichê, mas um clichê bem desenvolvido pela autora. Com ótimas surpresas que dão um bom dinamismo a história. O ritmo é bom e não chega a cansar. 

Os sonhos

A trama dos sonhos foi bem aproveitada e aparece nos momentos propícios. São ótimas para instigar o leitor ao descobrir que elas significam. Ao tudo ser revelado, a gente percebe que foi feito o dever de casa e a autora pesquisou para dá uma resposta a altura ao que a gente esperava. 

Narrativa

Tem um jeito muito particular. Muito cativante, sem ser piegas. Os sentimentos da protagonista são bem retratados e dá pra entender tudo o que se passa com ela. O que me incomodou um pouco ao longo da leitura foram algumas palavras mal usadas, que ao meu ver serviam para dá um tom mais informal na história. Não funcionou, pra mim pareceu bem forçado.

Sem explicação

Outro trecho que fica sem explicação é a única passagem em terceira pessoa do livro, que é todo narrado na voz de Angelina. Entendo para que servia, mas não justifica. Pois não há outras passagens com esta. Pra mim, podia ser eliminada com facilidade. A situação podia ter sido explicada depois, pelos olhos de angelina. 


NO geral 

"A Bandeja" passa mais do que um bom livro, é uma mensagem a ser refletida. Tudo vai além de um romance, fora das histórias clássicas e cheia de romantismo. Com uma boa literatura e uma história bem montada. Propondo uma reflexão sobre o tema abortado.






sobre a autora

A autora Lycia Barros reside com o marido e os filhos em sua cidade natal: Rio de Janeiro. Cursou Letras na UFRJ, porém sua carreia profissional seguiu outros caminhos. Chegou a cursar marketing para aprimoramento, pois atuou numa grande importadora de alimentos. Entretanto, seu amor pelos livros a trouxe de volta às raízes e hoje se se dedica integralmente a carreira de escritora, atuando de maneia apaixonada. 

Conheça outras obras da escritora em seu site.








¡Compártelo!

0 comentários:

Postar um comentário

Buscar

 

Quem Escreve

Já passaram por aqui:

O que fez sucesso

A Paulicéia Desvairada Copyright © 2011 | Tema diseñado por: compartidisimo | Con la tecnología de: Blogger